Notícia - Acidente no Chile: faltou uma escada de emergência
"O Acidente
No dia 5 de agosto, um desmoronamento interrompeu a saída de uma mina de ouro e cobre no Chile. Um grupo de trabalhadores que estavam acima do ponto de deslizamento conseguiu sair. Outros 33 ficaram presos sob o bloqueio de rochas e durante quase 3 semanas não se soube se estavam vivos. Trata-se de uma mina com 800 metros de profundidade e não possuía iluminação e ventilação adequadas. Minas semelhantes dispõem de elevadores rápidos para o escoamento da produção e dos próprios trabalhadores.
O governo do Chile afirmou que os 33 trabalhadores presos dentro da mina poderiam ter escapado durante as 48 horas após o primeiro desmoronamento de terra.
Isso não aconteceu, porém, por falta de uma escada de emergência no duto de ventilação principal do túnel. Deslizamentos posteriores fecharam esse acesso potencial."¹
Esse é um exemplo claro da NR 22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração, cujo principal objetivo é tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e da saúde dos trabalhadores. Para isso, a NR-22 tem um PPRA próprio: o PGR, que deve também estar articulado à CIPA da mineração - a CIMPAMIN.¹
Houve negligência das medidas de segurança e da situação que a mina estava (registrou mais de 80 acidentes e em 2007 houve uma interdição por falta de condições de segurança), acarretando em graves consequências aos trabalhadores, que ficaram presos e terão que passar por um longo processo de reabilitação (tanto em relação à saúde física quanto em relação à saúde mental).
Fonte:¹
Referências:
¹ NR Fácil Blog, 2010. Disponível em: http://nrfacil.com.br/blog/?p=2123
Comentários
Postar um comentário